hidrocarbonetos
Este trabalho vai abordar o tema hidrocarbonetos, Que são formados exclusivamente por átomos de carbono(C) e de hidrogênio (H), E também falara sobre suas características, suas fontes de obtenção e sua divisão que são sete, subdivididas de acordo com a sua estrutura e tipo de ligações entre carbonos
Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos ou carbonetos de hidrogênio são compostos orgânicos, em grande parte, insolúveis em água, formados exclusivamente por átomos de carbono(C) e de hidrogênio (H) com fórmula geral: CxHy.
Assim, a cadeia principal é formada de carbono e, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente. Os hidrocarbonetos são compostos muito utilizados na indústria química, sendo essenciais na produção dos derivados do petróleo: combustíveis, polímeros, parafinas, dentre outros.
Os hidrocarbonetos são subdivididos em alcanos, alcenos e alcinos, podendo ser de cadeias ramificadas, cíclicos ou acíclicos, saturados e insaturados e aromáticos onde:
Ramificadas: possuem ramificações, que são radicais ligados ao carbono.
Cíclicos: formam ciclos representados através de formas geométricas.
Acíclico: são hidrocarbonetos que possuem cadeias abertas
Saturados: possuem somente ligações simples (σ) sendo saturado de hidrogênios (alcanos e cicloalcanos).
Insaturados: possuem ligações duplas (σπ) e triplas (σππ), em função destas subtrai-se o hidrogênio (alcenos e Alcinos).
Aromáticos: são os hidrocarbonetos que possuem o anel benzênico.
Principais Hidrocarbonetos
Alcanos: Chamados também de parafinas ou parafínicos, os alcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados, ou seja, apresentam cadeia aberta (acíclica) formada por ligações simples. Possuem a fórmula geral representada pela expressão CnH2n+2, por exemplo, o propano (H3C-CH2), de fórmula molecular: C3H8.
Alcenos: Chamados também de olefinas, alquenos ou hidrocarbonetos etilênicos, os alcenos são compostos alifáticos insaturados, ou seja, formados por