CICLOVIAS
1 – PROBLEMA: - O aumento da renda, as facilidades em financiamento, subsídio do governo pertinentes a impostos ( Insenção de IPI ) aumentaram drasticamente a aquisição de automóveis pela população. Com isso, a frota de automóveis no Brasil aumentou significativamente do Brasil de 7,4 Milhões em 2000 para 45,4 Milhões em 2014. Ou seja : temos um automóvel para cada 4,5 pessoas, um crecimento de 613%.
- O investimento em vias de transporte não acompanhou o crescimento da frota. Aqui na grande Vitória muito pouco foi feito, até mesmo por questões de espaço físico insuficiente.
- Na Grande Vitória nos horários de pico, a velocidade média dos automóveis nas principais avenidas é de 8 Km/h, ou seja , a velocidade de uma pessoa em caminhada apressada.
- Os Capixabas passam em média duas horas por dia em deslocamento de suas residências para o local de trabalho. Com isso, temos uma perda de produtividade e na qualidade de vida.
–---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- CICLOVIAS – Qual o impacto?
Pontos Positivos:
- A distância média entre as residências e o local de trabalho dos capixabas é de 12Km*, percurso que pode ser feito por uma bicicleta em velocidade média de 25Km por hora em 28 minutos. Levando em consideração o deslocamento do automóvel em horários de grande movimentação , temos uma redução de tempo nesse percurso médio de 60%
- Como a bicicleta ocupa um espaço físico menor , é possível uma maior movimentação de pessoas utilizando o mesmo espaço físico do automóvel, como isso melhora-se a mobilidade.
- Por não ser um veículo poluente , temos uma melhora também da qualidade do ar na cidade.
- Atividade física praticada pelo ciclista durante o seu percurso, melhora a sua qualidade de vida.
* distância média entre os municípios da Serra, Vitória e Vila Velha.
Pontos Negativos:
- Falta de hábito do uso da bicicleta por capixabas;