liderança
2. LIDERANÇA SITUACIONAL
A Liderança Situacional é aquela moldada pela situação apresentada, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, e dentro desta dinâmica, ele consegue delegar e motivar seus colaboradores para que reajam positivamente, e dêem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Essa é uma forma complexa de se liderar, pois não são todos que conseguem reagir a uma situação inesperada. O líder que tem essa habilidade, de conciliar os objetivos previamente estabelecidos em novos objetivos traçados de maneira diferente do planejado, consegue transmitir total segurança a sua equipe, e consequentemente a conclusão positiva deste.
Dessa forma, a situação apresentada faz com que o líder desenvolva sua sensibilidade e percepção, diagnosticando sua equipe para que possa definir como ira se comportar, pois em qualquer situação a liderança deve realizar suas funções de gerir a atenção concentrada em objetivos e resultados.
Na liderança situacional está implícita a ideia de que o líder deve ajudar os liderados a amadurecer até o ponto em que sejam capazes e estejam dispostos a executar suas ações, fazendo dela fundamental e funcional para o desempenho de qualquer líder, principalmente aqueles líderes voltados para empresas, onde os resultados alcançados são a consequência de todo processo eficaz da quantidade de orientação e direção que o líder oferece.
A forma de gestão do líder situacional é diferenciada, pois este consegue ditar as tarefas de forma flexível,