Liderança
Comportamento Meso-Organizacional e Macro-Organizacional
Na unidade anterior vimos os aspectos referentes ao comportamento micro-organizacional, ou seja, o indivíduo na organização. Estudamos o ser humano e a sua personalidade, mostrando a importância do estudo da percepção, uma vez que, a mesma interfere na forma como as pessoas vêem as questões organizacionais e ainda as principais teorias motivacionais.
O indivíduo entra na organização com suas expectativas, necessidades, interesses, percepções e motivações e, esse mesmo indivíduo, vai pertencer a um grupo de trabalho, influenciá-lo e sofrer influência do mesmo. Essa unidade trata especificamente sobre os processos que envolvem o comportamento meso-organizacional com assuntos como: liderança, comunicação e trabalho em equipe.
Liderança
Liderança é comunicar o valor e o potencial das pessoas com tanta clareza que elas passam a ver isso em si mesmas (Stephen Covey).
As mudanças ocorridas no mundo dos negócios e das organizações trazem à tona várias questões, dentre elas o papel da liderança. Segundo Soto (2002) as novas realidades macroeconômicas e tendências em um mundo globalizado estão modificando o ambiente comercial e industrial e isso requer organizações competitivas, que possam responder de forma positiva a essa realidade e tendência dos mercados futuros. Para atender a essas novas exigências, compete aos líderes conhecerem e poderem transformar a cultura organizacional dentro de uma dinâmica competitiva de esforço, adaptação, desafios e mudança constante.
A liderança tem desempenhado um papel fundamental nas relações humanas e a capacidade de liderar fica associada ao sucesso ou fracasso das equipes e organizações. Embora a liderança seja algo que as pessoas vivenciem de alguma forma no cotidiano, o conceito varia de pessoa para pessoa, suscitando inúmeras discussões sobre o tema.
Quando falamos em liderança, as pessoas conseguem identificar alguns