O pai da psicologia wundt
Wilhelm Maximilian Wundt ,nascido em 16 de agosto de 1832 em Neckarau é falecido em 31 de agosto de 1920,foi médico, filosofo e psicólogo alemão. E considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental. Formação:
Formado pela universidade de Heidelberg em 1855 vindo transferido da Universidade de Tubinga em 1851. Após um curso de fisiologia com Johnnes Muller, o criador da teoria vitalista das energias nervosas sensoriais especificas, no mesmo ano de sua formatura em Berlim. Somente aos 19 anos mais tarde iria lecionar na Universidade de Leipzig.
Carreira de trabalho
Professor adjunto da Universidade de Heidelberg
Professor de filosofia indutiva na Universidade de Zurique
Fundou o primeiro laboratório experimental de Psicologia do mundo.
Vida e obra
O seu laboratório foi palco de muitas experiências. Os estudos das sensações e da percepção, onde foram medidas e classificadas as sensações no seu aspecto, tátil, olfativo e sinestésico. Foram pesquisados os sentimentos, à vontade e a emoção, registrando-se as variações físicas tais como, da alteração da respiração e da pulsão, dentre outros.
Entre os celebres frequentadores do seu laboratório experimental podemos destacar Kraepelin criador do conceito de Demência precoce, hoje (Esquizofrenia); Oswald Kulpe; o psicometrita James McKeen Cattel; Granville Stanley Hall e Edward titchener fundadores da Associação Americana de psicologia Charles Spearman que demonstrou a presença de um elemento comum em todas as habilidades e fatores da inteligência humana o fator G entre outros.
Os estudos feitos por Wundt foram férteis e abundantes. À medida que a ciência se desenvolvia o laboratório e as publicações de seus integrantes tornavam-se mais produtivos. O materialismo científico também esteve com wundt, buscando a relação entre os fenómenos psíquicos e fisiológicos, entre a mente e o corpo. Os