Estrutura e Fisiologia das Células
Em 1860, 15 anos antes de Wundt iniciar seus estudos de psicologia, Fechner publicou sua Obra Elements of Psychophysics (Elementos da Psicofísica). O próprio Wundt reconheceu que o trabalho de Fechner representava a primeira conquista da psicologia experimental. Quando Fechner faleceu, seus papéis foram doados a Wundt. Em resposta aos questionamentos de alguns historiadores se a psicologia teria começado naquele momento, sem a contribuição de Fechner, o texto se atém a natureza do processo de fundação, usando a seguinte citação:
Quando as ideias básicas estão todas elaboradas, algum promotor toma essas ideias e as organiza, adicionando informações que parecem ser (...) essenciais, publica-as, divulga-as e as promove e em resumo, "funda" uma escola. (Boring, 1950, p. 194)
O texto traz a biografia de Willhelm Maximiliam Wundt, filho de um pastor protestante, Wundt nasceu em 16 de agosto de 1832 em um vilarejo de Mannheim, sul da Alemanha. Aos quatro anos mudou-se com a família para Heidelsheim, onde passou a maior parte da sua infância e iniciou os seus estudos. Formou-se aos 19 anos e decidiu tornar-se médico. Completou o doutorado em 1855 na University of Heidelberg. Lecionou fisiologia en Heidelberg, foi indicado para ser assistente de laboratório de Helmholtz e em 1864 foi promovido a professor adjunto. Wundt sintetizou suas ideias em um livro intitulado Contribuitions to the theory of sensory perception. Nele, descreveu suas experiências realizadas em um laboratório improvisado em sua casa, usando métodos que julgava adequados para a nova psicologia, usando pela primeira vez o termo "psicologia experimental". Em 1867, Wundt