Liderança
Faculdade Anhanguera
Liderança Democrática
Ao despender tempo com as pessoas e com a análise das suas ideias, um líder democrático inspira confiança, respeito e empenhamento.
O líder democrático permite que os próprios trabalhadores tenham uma palavra a dizer nas decisões que afetam os seus objetivos e a forma como realizam o seu trabalho, estimulando a flexibilidade e a responsabilidade. Ele escuta as preocupações dos empregados, aprendendo o que deve fazer para manter a moral em alta. Por outro lado, como os trabalhadores têm uma palavra a dizer na fixação dos seus objetivos e nas avaliações do processo, tendem a ser realistas sobre o que pode ou não ser atingido.
Liderança Autocrática
A liderança autocrática, onde o líder exerce um nível elevado de poder sobre os empregados ou membros da equipe. As pessoas que compõem a equipe não têm muitas oportunidades para apresentar sugestões, mesmo que estas sejam do interesse da equipe ou da organização.
A maior parte das pessoas não gosta de ser tratada desta forma. Assim, este tipo de liderança tende a ter elevados níveis de absentismo e de insatisfação. Além disso, os resultados da equipe não recebem a criatividade e a experiência de todos os membros da equipe, pelo que se perdem muitos dos benefícios do trabalho de equipe.
No entanto, no caso de alguns trabalhos de rotina ou sem exigência de qualificações, este estilo pode ser eficaz, se as vantagens do controle se sobrepuserem às desvantagens.
Liderança Liberal
Na liderança liberal é mínima a participação do líder; as pessoas ou os grupos de liderados têm total liberdade para tomar suas decisões. A definição das tarefas é feita pelo próprio grupo. O líder não exerce nenhum controle ou avaliação sobre o grupo. Nessa situação, é natural que as tarefas sejam feitas ao acaso, que se perca tempo com discussões e que surjam reações de individualismo e de agressões.
Liderança Demagogia
A demagogia ocorre quando o chefe procura