Liderança
Nome: Mauricio Novaes
Professor: Carlos Pereira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais – EMD 0169 - Prática do Módulo I
01/10/2011
RESUMO
Em um mundo competitivo, em que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, onde tudo se transforma rapidamente, o conhecimento humano passou a ser tratado como um bem extremamente valioso. Este artigo difunde os conceitos e atuações das áreas de Gestão de Pessoas e Liderança, porém seu foco principal está voltado na pessoa do líder, pessoa que, atualmente, é disputada de maneira acirrada pelas organizações. Para atingir o objetivo deste artigo, uma pesquisa teórica foi realizada, destacando as principais idéias de autores renomados no assunto. Mediante estas idéias, espera-se um entendimento melhor referente o ato de liderar, as suas diferenças em relação a um cargo de chefia (Autoridade formal) e um líder que mesmo não tendo esta função, consegue fazer com que pessoas atuem a seu favor.
Palavras-chaves: Liderança; Gestão de pessoas; Competência; Influência.
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado competitivo em que o erro praticamente não é aceitável, o investimento em pessoas passou a ser o foco das organizações que desejam prosperar.
Gerir pessoas, desenvolver e encontrar indivíduos que possam desempenhar de maneira proficiente os valores de uma organização é um dos grandes desafios da área de Gestão de pessoas.
Dentre um verdadeiro batalhão de candidatos, o grande desafio da área de Gestão de Pessoas é identificar uma pessoa que possa atuar de forma competente, comprometida, audaciosa o papel de um autêntico e competente LÍDER.
A busca por este indivíduo passou a ser a “menina dos olhos” de uma organização, pois se tornou mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que um líder.
Este artigo retratará quais são os papéis desempenhados por um líder, qual é o seu foco,