Liderança
A comunicação torna possíveis as relações entre as pessoas e os grupos, sendo um fator de integração e interação social.
É o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir.
A comunicação refere-se à troca de informações entre pessoas. Caracteriza-se através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, entre outros.
Este relacionamento ocorre entre uma pessoa e outra, podendo ser marido e mulher, vendedor e comprador, evangelizador e evangelizado; entre os membros de um grupo, sendo os integrantes do lar, professor e alunos, pastor e membros de uma igreja; ou ainda entre grupos numa organização, sendo setores dentro de uma empresa, departamentos de uma igreja, classes dentro de uma faculdade, etc.
a) Tipos de comunicação:
1) Comunicação Verbal Oral: aquela em que a palavra é o meio usado para canalizar o fato;
2) Comunicação verbal escrita: aquela em que o fato é transmitido por caracteres alfabéticos? Numéricos? Alfanuméricos, gráficos ou desenhos;
3) Comunicação não verbal (gestos): aquela em que incluem a mímica, olhares, posturas, onde se transmite um fato visual através do corpo humano. São exemplos de comunicação não verbal: a expressão facial, a aparência física, os gestos, o olhar, a entonação da voz, a postura e sinais convencionados.
As comunicações podem ser:
Conscientes: são aquelas em que os gestos acompanham aquilo que se diz. Ex: Dizer que estamos alegres, permanecendo sorridentes. No nosso dia-a-dia constantemente nos comunicamos com as pessoas através de diversas formas de comunicação, podemos emitir estímulos positivos através das comunicações conscientes e que influirão no comportamento das pessoas por nós atendidas. São exemplos de estímulos positivos: Correção de atitudes negativas, comportamento, cordialidade, dedicação, etc.
Inconscientes: