Análise microbiológica de água e xarope
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
CONTROLE DE QUALIDADE II
Relatório de aula prática:
Contagem microbiológica da água purificada e análise microbiológica em produtos não estéreis
Andrea Costa
Beatriz Pagotto
Camila Corrêa
Carolina Entz
Rodrigo Peixinho
Santo André
2012
LAUDO – CONTAGEM MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA PURIFICADA
PRODUTO: água purificada (barrilete)
ENSAIO: Contagem de aeróbios totais pela técnica de inoculação em profundidade e leitura do crescimento de microrganismos patogênicos em meio seletivo.
ESPECIFICAÇÃO: < 100 UFC/mL e ausência de coliformes totais e fecais.
RESULTADO:
✓ Meio TSA: 364 UFC/mL
✓ Meio Saboraud: 306 UFC/mL
✓ Aeróbios totais: 335 UFC/mL
✓ Ausência de crescimento em ágar Pseudomonas e ágar Mac Conkey.
CONCLUSÃO: REPROVADO.
DISCUSSÃO
O número de aeróbios totais encontrados revelou contaminação da água purificada do barrilete acima dos limites permitidos pela legislação, tornando seu uso inapropriado. Segundo Rover (2013), fatores como: a temperatura de circulação e estocagem da água purificada associada à vazão e pressão do fluido no interior das tubulações e equipamentos são variáveis importantes no processo de fabricação da água purificada e manutenção de sua qualidade para aplicação industrial segura. De acordo com esse mesmo autor os custos com não conformidades são elevados, podendo envolver desde o simples descarte de milhares de litros de água purificada até a parada de uma planta ou a rejeição inteira de um lote de produto final, sendo portanto a avaliação da estocagem da água purificada atividade essencial nos laboratórios e indústrias.
Uma pesquisa feita pela Anfarmag revelou que as monografias da Farmacopéia Brasileira, Farmacopéia Americana e Farmacopéia Britânica (container) preconizam a avaliação do processo de obtenção da água purificada desde sua