LIDERANÇA
Segundo o dicionário do Aurélio, liderar quer dizer...”Dirigir na condição de líder...“, o mesmo Aurélio diz também que dirigir significa “dar direção, gerir, governar, direcionar, encaminhar...”, Subentendemos aí que liderar significa em termos empresariais criar mecanismos e condições para que os liderados sigam um caminho prédeterminado na busca da consecução de um resultado, uma meta, ou um objetivo.
Em tese, todo chefe deveria dispor da condição de liderança, porém na prática, o que se observa é que existe um distanciamento desta junção de qualificações, o que faz com que nem todo chefe use racionalmente sua condição ou capacidade de liderar.
Logo, concluímos que a liderança é um dom presente em todos os seres humanos, o que é preciso é lapidá-lo para que o mesmo aflore e seja utilizado em toda a sua plenitude. As pessoas são diferentes, reagem de forma diferente às diversas situações e o fazem sob emoção e não apenas pela razão.
Enfoque Antropológico – Nenhum ser humano tem condições e capacidade de sobreviver absolutamente sozinho suprindo toda as suas necessidades. Todos têm absoluta necessidade de viver em grupo, isto é, cada um precisa dos outros para sobreviver.
Portanto, vivemos para os outros e em função dos outros. Vivemos em grupo.
A vida em grupo tem, para cada um de nós, consequências das quais não podemos fugir. Vejamos:
• O Grupo influencia necessariamente em nosso comportamento;
• Cada um de nós influencia necessariamente no grupo;
• Queiramos ou não, cada um de nós contribui para a subsistência do grupo. A sociedade em que vivemos e onde estamos trocando serviços, exige de nós uma ação constante. Somos todos agentes e receptores ao mesmo tempo. Como agentes, questionamos e influenciamos terceiros; como receptores, temos que responder aos questionamentos e temos nosso comportamento influenciado. Como devemos agir neste contexto? Os 12 maiores atributos da Chefia e Liderança