Liderança
A competição é inevitável, pois ganhar é bom e todos nós queremos. Portanto o papel do líder nessa situação é trazer a sinergia, que é juntar as forças.
E como um líder consegue a sinergia?
Dialogando e conversando. Dessa maneira todos vão poder falar livremente sem ser “apunhalado pelas costas”, criando a confiança entre os colaboradores. Quando o líder estimula o conflito de idéias, faz com que mesmo quando a sua idéia não vença, você consegue aceitar a do outro, pois você pelo menos conseguiu expor suas idéias e por ser uma equipe, juntos discutiremos e chegaremos a uma conclusão.
Portanto, a união faz a força, dando vida a uma empresa saudável.
O líder precisa sempre trabalhar o seu lado racional e emocional, para isso é necessário ter predisposição para o autoconhecimento, saber reconhecer suas emoções.
Não se deixar influenciar por pequenas emoções que podem atrapalhar, desacelerar ou interromper o caminho para se chegar ao objetivo do grupo. Quando acontece do líder ter algum tipo de problema, seu lado emocional será perceptível e muitas vezes não irá transparecer sua razão, dessa forma poderá mudar o seu comportamento com os demais ao seu redor. Com o poder de confiança que o líder exerce sobre as pessoas, fará que sua emoção seja compreendida. O racional e o emocional devem estar equilibrados numa balança, onde de um lado ele pesa o colaborador e o outro o