Liderança
CRIATIVO DAS PESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Intodução
Em um mundo moderno, repleto de constantes mudanças, o conhecimento é uma das fontes essenciais de garantir a competitividade e o desenvolvimento das forças produtivas. As empresas de sucesso passam a exigir dos seus líderes, competência técnica e competência interpessoal.
Neste sentido, torna-se essencial a discussão sobre o papel do líder nas organizações. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os impactos que a liderança gera sobre o potencial criativo das pessoas dentro das organizações. Para tanto utilizou-se do estudo de obras bibliográficas na área em questão, por meio da qual foi verificar que as lideranças geram tanto impactos positivos quanto negativos no clima organizacional e no desempenho dos seus colaboradores.
A globalização gerou impactos significativos no âmbito organizacional. O aumento da competitividade vem promovendo importantes mudanças na estrutura dos mercados de produção e consumo. Uma nova economia se forma: a “economia do conhecimento”, onde cada vez mais, as empresas passam a exigir de seus colaboradores conhecimentos e habilidades.
Para Castells (1999) estamos em uma nova forma de organização social, caracterizada pela globalização das atividades econômicas, por sua forma de organização em redes, pela flexibilidade, insegurança e individualização da mão-de-obra.
Neste contexto, as empresas para sobreviverem no mercado, aumentam as suas exigências em relação aos seus colaboradores. Destaca-se aqui, o papel do líder, ou também conhecido como Gestor de Pessoas. Tais profissionais, para atender a demanda das empresas precisam aliar competência técnica e competência interpessoal. Enquanto a primeira diz respeito ao saber fazer, a segunda está ligada à capacidade de lidar com pessoas, destacando assim, a importância da liderança, motivação e trabalho em equipe.
* Graduada em Ciências Econômicas