Liderança
Segundo a definição do dicionário Aurélio, “Líder é o indivíduo que chefia, comanda ou orienta qualquer tipo de ação.”, porém, a liderança vai muito além da imagem burocrática de estar a frente de uma equipe, compromete também a empatia, o bom senso, a flexibilidade e a capacidade de administrar o trabalho, entre outras virtudes.
É necessário muito discernimento e diplomacia para que se obtenha bons resultados, até porque, na maioria das vezes, a liderança é construída dia-a-dia, precisa ser aprendida e executada com determinação, dinâmica e responsabilidade, mantendo uma comunicação clara, de forma a que os indivíduos contribuam para a obtenção dos objetivos, de acordo com as finalidades da organização.
Há dois tipos de líderes, o autocrático e o burocrático. O primeiro é dominador, centraliza todo o poder em si mesmo, toma todas as decisões sozinho. Este comportamento pode desmotivar a equipe e reduzir a autonomia, apesar de a produção se tornar bastante satisfatória. O segundo compartilha com a equipe as suas idéias, buscando uma solução em conjunto, delega funções, porém não coage os membros. Esta relação torna o ambiente de trabalho mais harmonioso, garantindo bons resultados e satisfação entre os membros.
DESENVOLVIMENTO
Acerca deste assunto, foi realizada uma pesquisa, onde profissionais, enfermeiros graduados, responderam a uma pequena entrevista, cujas perguntas foram: 1. O que representa a liderança da equipe de enfermagem para você? 2. Que dificuldades e que facilidades você encontra no exercício da liderança em enfermagem? 3. Que forma de liderança você acredita ser a ideal para o enfermeiro desempenhar?
Foram entrevistados 5 (cinco) profissionais de diferentes áreas, alguns com ampla experiência na liderança e obtivemos as seguintes respostas:
Em resposta à primeira questão:
F.L., 8 (oito) anos de serviço no PSF Maré e Complexo do Alemão e 3(três) anos de serviço na UPA de Campinho: “Penso que é