Liderança e Inovação
Atualmente o papel de liderança tem se modificado do que foi no passado. Devido as tendências e impactos (econômicos, políticos, sociais e culturais), os líderes tiveram que se adequarem a esse novo contexto. De uma premissa de um ambiente racional, controlado e organizado, se tornou um cenário ilógico, com mudanças a todo o momento e em grande parte incontrolável.
Mesmo com todos esses desafios, o líder não deve ter sua liderança baseada em um trabalho atípico, onde os pontos negativos se “destacam”, sendo repletos de surpresas, “cada um por si”, onde ele não consegue esquecer em nenhum momento do seu trabalho. Nesse novo cenário existem problemas que ele nem pensava que poderiam acontecer, mas que deve resolver urgente. Irá atuar em um ambiente de forma desordenada em um processo intuitivo. Terá um grande número de tarefas a executar e ainda para “ajudar” o que era programado com relatórios, e-mails e reuniões formais passou a ser realizados por contatos informais, telefone, SMS e outras mídias eletrônicas, onde o líder deve estar sempre atento, pois como não é possível aquele registro de informações, isso pode causar sérios transtornos caso uma informação seja interpretada da maneira incorreta.
Ele precisa sempre se atualizar, apreender coisas novas e precisa também estar sempre atento aos sinais de mudança, por menores que eles sejam. Um bom líder tem uma equipe em que os seus liderados saibam executar várias tarefas, pois os mesmos devido a individualidade de cada um têm o direito de deixar a organização caso queiram. E se uma tarefa fica concentrada em apenas uma pessoa, caso essa venha a deixar a organização, isso poderá acarretar problemas, caso ocorra o atraso em realizá-la.
Para desempenhar bem sua função e conquistar uma boa equipe, ele deve pensar e agir estrategicamente (ter decisões rápidas para os problemas), se adaptar rapidamente, analisar e decidir determinado contexto da melhor