Liderança e inovação
Conceitua-se liderança diante vários conceitos onde pode-se defini-la como a relação com as competências de comunicação e de transmissão de ideias.
Segundo Pereira, (2000) apud Manual de Liderança e Gestão de Equipes define-se liderança como, “um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderar é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar”.
No entanto, enquanto que a liderança pode ser vista como um elemento de influência interpessoal, o líder pode ser percebido como aquele(a) que decide o que deve ser feito e faz com que as pessoas executem essa decisão.
O processo de liderança se verifica em infinitas situações como na família, na escola, no esporte, na política, no trabalho, no comercio, na vida pública e até privada. Ao observar o processo de liderança em qualquer espaço social nota-se que a pessoa é capaz de exercer influencia sobre as outras, e por tanto que toda pessoa que exerce a liderança é potencialmente um líder.
INOVAÇÃO
A inovação pode ser conceituada como o melhor daquilo que já existe.
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, a Inventta considera que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
O acesso às informações está cada vez mais facilitado. As organizações precisam ser cada vez mais competitivas. Agora a pergunta: Como diferenciar-se perante tal contexto? Não basta mais termos várias informações, por melhor analisadas que sejam, para que sirvam de parâmetros numa tomada lógica de decisões. Além disso, não existem informações completas, perfeitas e restritas por muito tempo. O contexto empresarial é mutante. O diferencial está justamente no tratamento ao qual submetemos