Sistema respiratório
A respiração pulmonar serve para captar o oxigênio do meio e fazê-lo chegar ao sangue, para que ele possa ser distribuído a todas as células do corpo. Nas células, ocorre a respiração celular, processo através do qual se dá a produção de energia na presença do oxigênio, a partir da glicose. Neste processo é produzido o gás carbônico, liberado das células para o sangue e eliminado do corpo pela respiração pulmonar.
Inspiração
a) A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração), fazendo com que o ar entre nos pulmões.
b) A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio). O local onde ocorre a hematose é que vai determinar o nome da respiração aeróbia
c) O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina. Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processo chamado hematose).
3- Porque o aumento do metabolismo eleva a concentração sanguínea do CO2, causando acidificação do sangue. Com isso o bulbo é estimulado que então intensifica o envio de estímulos para os músculos respiratórios. A intensificação das contrações desses músculos eleva a freqüência respiratória.