Liderança e Inovação
1.1 TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E A REALIDADE DA FUNÇÃO GERENCIAL
A sociedade tem sido marcada por intensas mudanças de comportamentos, tendências e necessidades. Ela se tornou ponto essencial do direcionamento gerencial no mundo contemporâneo.
As pessoas estão mais exigentes por novidades e inovações. Contudo, essa alteração no cenário mundial é só o início da velocidade das transformações que estão por vir no futuro. Por esse motivo, o mundo a cada dia que passa se torna mais incerto e imprevisível.
Com essas mudanças na sociedade, veio a abolição das fronteiras econômicas trazendo também uma maior interdependência entre as nações. As relações de competitividade se tornaram internacionais. Por isso, hoje é nítida uma maior subordinação das empresas e instituições públicas à comunidade.
Além disso, passamos por uma democratização das relações sociais mudando assim, também a concepção sobre relações hierárquicas administrativas. Essa democratização veio acompanhada pelo progresso. Esse marco na sociedade transformou a visão do funcionário pela empresa em que trabalha. Aumentou-se a vulnerabilidade dos empregos. Esse quesito altera a lealdade do funcionário à empresa em que trabalha de maneira que ela não é concedida pela idéia de que a empresa não lhe dará lealdade também. Ao se restringir a lealdade, reduz-se também a cooperação das relações e passa-se a ter um cenário de interesses plenamente financeiros.
Juntamente com essas tendências tecnológicas e de progresso veio também o desenvolvimento do individualismo. Hoje impera as expectativas de preservar o único e individual. A nossa sociedade ocidental minimiza o coletivo e comunitário. Isso é observado, por exemplo, nas relações familiares, escolas e até mesmo no Estado em si. O nível gerencial, também acompanhou essa mudança. Ele incentiva o espírito de iniciativa, o empreendedorismo e a capacidade individual de assumir riscos.
Visto