Liderança e equipes de alta performance
A maioria dos grupos de trabalho, formados para atuarem como equipes de alta performance, acabam sucumbindo e não alcançando os objetivos e metas esperados. A grande falha nas empresas na formação de equipes está em não conseguir identificar os fatores causadores da falta do comprometimento necessário aos objetivos propostos aos grupos. A falta deste comprometimento é resultante de um fator chave chamado: Motivação.
Uma equipe de alta performance é aquela que está altamente comprometida, entrosada, focada, com um planejamento sólido e conta com profissionais qualificados e uma liderança capaz de convergir todos esses fatores para que a produtividade da corporação seja sempre elevada. Porém, para que isto seja uma realidade, é preciso saber diagnosticar e desenvolver estas equipes. Para melhor aproveitamento a empresa deve ter visão estratégica bem definida, conhecimento técnico e habilidades apuradas, comprometimento, engajamento e liderança.
Conceito - Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.
As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário ao ponto de pequenas, médias e grandes empresas terem um setor somente desenvolvido em função delas: o departamento de R.H. Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela,