Cultivo do abacaxi
Escolha da Área e Preparo do Solo
Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média (areno-argilosa) ou leve (arenosa), e bem drenados, de preferência planos, com boa profundidade e com pH em torno de 5.0 . Não devem ser sujeitos ao encharcamento.
Época do Plantio
De preferência, no início da estação chuvosa, o que facilita o pegamento das mudas. Esta indicação não é rígida e o plantio pode ser efetuado durante todo o ano, a depender da umidade do solo, da disponibilidade de mudas e da época que deseja colher o fruto.
Cultivares (Variedades)
Na escolha da variedade deve-se levar em conta o destino da produção (consumo "in natura" ou indústria). As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne e Jupi. A Smooth Cayenne só tem espinhos nas extremidades das folhas. É a preferida para o mercado externo e para a industrialização, principalmente na fabricação de compotas (fatias em calda).
As variedades Perolera e Primavera são as mais resistentes à fusariose, possuem folhas sem espinhos e frutos de boa qualidade. Recentemente a EMBRAPA lançou o cultivar Imperial que apresenta maior resistencia a fusariose.
Mudas
Mudas sadias e com um comprimento maior do que um palmo (mais de 25cm) devem ser utilizadas. Devem ser escolhidas em plantios onde o número de frutos doentes (podres) tenha sido mínimo. Descartar as mudas que apresentarem o menor sinal de goma. Escolher somente mudas sadias e vigorosas. Os tipos de mudas comumente usados são: coroa, filhote, filhote-rebentão e rebentão.
Método de Plantio
O plantio pode ser feito em covas, sulcos e fendas (plantio inclinado). Não havendo sulcador, pode-se abrir as covas com enxada, pá de plantio tipo havaiano ou com coveadeira (mecanizada).
Disposição das Covas ou Sulcos
O plantio das mudas pode ser feito em filas simples ou duplas; dar preferência ao sistema de fileiras duplas. Em terrenos com declive, dispor as covas ou sulcos