Teniase
Agente etiológico: Características
Classificação -
Reino: Animalia
Filo: Platelmintos
Classe: Cestodas
Ordem: Cyclophyllidea
Família: Taeniidae
Género: Taenia
Formato -
As tênias mais comuns são achatadas e longas, parecidas com uma fita, e chegam a atingir cerca de 8 metros de comprimento. Dois tipos de tênias costumam parasitar o homem: a Taenia solium e a Taenia saginata, o corpo de uma tênia possui uma cabeça, ou escólex, que apresenta ventosas. Na Taenia solium, além das ventosas, também há ganchos, com os quais o animal se prende à parede do intestino do hospedeiro. Logo abaixo do escólex, vêm o pescoço e o corpo, formado por uma série de anéis conhecidos por proglotes. O crescimento de uma tênia ocorre na região do pescoço; as proglotes recém-formadas ficam próximas ao escólex.
Formador de Esporos -
Oxigênio -
Temperatura -
Congelar a carne suína e bovina a temperatura abaixo de –5° C, por no mínimo 4 dias. Toxinas -
Tratamento Térmico -
A alta temperatura é capaz de destruir as larvas, portanto, é importante não ingerir carne mal passada (principalmente quando não se conhece a sua origem) e jamais consumir carne crua. Para evitar a teníase (solitária) deve-se lavar bem os alimentos e não levar às mãos à boca. Ovo ou esporo somente será inativado com cozimento acima de 90°C e é resistente à maioria dos produtos químicos.
Meio de Contaminação/Alimentos envolvidos -
Carne de porco mal cozida, carne bovina, verduras cruas e água contaminada.
Ingestão de ovos em hortaliças não higienizadas, oriundas de hortas com fezes humanas.
Tempo de incubação; principais sintomas - O tempo de incubação pode ser de 03 a 06 meses. Os principais sintomas são infecção intestinal com a forma adulta da tênia, nervosismo, insônia, cólica abdominal, perda de peso, raras gastrenterites
Medidas Preventivas/Forma de Controles -
A melhor maneira de prevenir a teníase é não comer carne mau passada e