Cultivo Do Abacaxi
Preparo do Solo
O preparo do solo deve ser no sistema convencional uma aração e duas gradagens. Deve-se evitar solos que tenham sido plantados com abacaxi na última safra. Não sendo possível, deve se fazer a incorporação do material ao solo, ou em áreas com histórico de alta incidência de pragas e doenças, faz-se a queima dos restos vegetais.
Correção da Acidez
Apesar do abacaxizeiro ser conhecido como planta resistente à acidez do solo, recomenda-se a calagem com o intuito de fornecer principalmente o magnésio, nutriente importante para o desenvolvimento da planta. A quantidade de calcário deve ser recomendada de acordo com a análise do solo, tomando-se o cuidado de não se elevar o pH do solo a valores superiores à faixa ideal da cultura (4,5 a 5,5), pois, isso acarretaria a redução da disponibilidade de certos nutrientes à cultura e favoreceria o desenvolvimento de fungos prejudiciais ao abacaxizeiro como os fungos do gêneroPhytophthora. Recomenda-se realizar a calagem com cerca de 30 a 90 dias de antecedência ao plantio.
Época do Plantio
Em culturas de sequeiro, recomenda-se realizar o plantio no final da estação seca e início da estação chuvosa. Em culturas irrigadas, o plantio pode ser realizado durante o ano todo.
Sementes exóticas
Relata a história que o abacaxi ou ananás foi disseminado pelo mundo a partir do descobrimento do fruto por Cristóvão Colombo. Ao experimentar o fruto pela primeira vez em 4 de novembro de 1493 quando descobriu a ilha de Guadalupe Cristóvão Colombo, colaborou para que o abacaxi se tornase uma das frutas mais apreciadas pela população mundial.
O abacaxi, Ananas comosus (L.) Mernil,