Sociologia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA MATOS DE LIMA
DANIELA SAMPAIO BARBOSA PESSOA LINS DE LIMA
ITAMAR ALMEIDA DE OLIVEIRA
MARLETE RAMOS SANTOS
o abacaxi
Itaberaba-BA
2010
ADRIANA MATOS DE LIMA
DANIELA SAMPAIO BARBOSA PESSOA LINS DE LIMA
ITAMAR ALMEIDA DE OLIVEIRA
MARLETE RAMOS SANTOS
o abacaxi
Trabalho apresentado ao Curso de Administração, 1º semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia.
Prof. Wilson Sanches
Itaberaba-BA
2010
INTRODUÇÃO
Itaberaba situa-se na porção centro leste do estado da Bahia, com uma área de 2.104 km2 está inserida na bacia do rio Paraguaçu, nas áreas correspondentes ao Pediplano Sertanejo, possuindo serras correspondendo aos patamares do médio Paraguaçu, conhecida como “Portal da Chapada”, é um dos principais municípios da Região do Paraguaçu. O comércio é um dos mais ativos da Chapada Diamantina, com grande movimentação de pessoas de outras cidades, tendo uma boa infraestrutura. Possui uma população rural de 14.426 pessoas de 44.517 pessoas nas áreas urbanas (SEI, 2001). [pic] Possuindo um dos maiores rebanhos bovinos da região e, na agricultura, além do cultivo do abacaxi, se destaca também na produção de manga, limão e mandioca. É sede de empresas do setor moveleiro e de uma fábrica de calçados femininos, com produção anual estimada em 3,8 milhões de pares, e geradora de centenas de empregos diretos.
O município possui condições climáticas favoráveis à produção de abacaxi, possibilitando assim uma maior atenção para esse ramo, produzindo o fruto há cerca de 30 anos, mas somente a partir de 1993 é que o plantio se disseminou, resultado de uma experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa