Liderança Situacional
1- Trabalho dado em sala de aula sobre o Triangulo Karpmam.
“Leia sobre o triangulo de Karpman, de sua opinião quanto a sua eficácia ou não e monte um exemplo explicando a sua resposta.”
No exemplo que temos do Luis e do Eduardo, funcionários que tem problema um com o outro, entendo que o problema entrou em uma espiral infinita sem solução.
Eu agiria da seguinte forma:
Escutaria as duas partes (Luis e o Eduardo), analisaria a situação, orientaria e apoiaria para a resolução do problema, sem que o mesmo passasse para mim.
2- Trabalho sobre os quatro quadrantes:
*Descrever características principais de cada quadrante (E1, E2, E3, E4) tanto no que tange ao comportamento e tarefas do líder, como do liderado.
Características
E1 – Tarefa alta, relacionamento baixo
E2 – Tarefa alta, relacionamento alto
E3 – Relacionamento alto, tarefa baixa
E4 – Relacionamento baixo, tarefa baixa
Líder determinar persuadir compartilhar delegar
Liderado fase de adaptação adaptado age sozinho mas precisa de incentivo age sozinho e possui motivação própria *Descrever quais ações adequadas para desenvolver pessoas em cada quadrante.
Nível E1 - Determinar: Fornecer instruções específicas e supervisionar estritamente o seu cumprimento. Nível E2 - Persuadir: Explicar as decisões e oferecer oportunidades de esclarecimento.
Nível E3 - Compartilhar: Trocar ideias e facilitar a tomada de decisões.
Nível E4 - Delegar: Transferir a responsabilidade das decisões e da sua execução.
*De exemplos de situações para cada quadrante e explicar quais ações a serem tomadas em cada exemplo. (Exemplo: havia um funcionário assim, assado, que o líder dever agir de tal forma, e terá tal consequência, etc).
Exemplo nos 4 quadrantes: Vida estudantil de um aluno
E1 – Fase de adaptação do aluno, necessita de muita supervisão e pouco apoio;
E2 – Aluno está adaptado a vida escolar, necessita de muita supervisão e apoio;
E3 – Aluno já está apto a aprender