Diferença entre logotipo e logomarca
Significado de Logomarca
s.f. Reunião de algumas informações importantes como o nome de uma marca, com o intuito de destacá-la através de letras específicas ou outros atrativos gráficos, para torná.la um símbolo visual capaz de caracterizar e representar um produto, uma empresa etc.
(Etm.logo + marca).
Significado de Logotipo
s.m. Grupo de letras, abreviações etc., fundidas em um bloco único para acelerar a composição tipográfica. Desenho característico de determinada instituição, marca comercial ou de um anunciante, usado para identificá-los em impressos, anúncios de propaganda etc.
Mas, mesmo que a nossa língua pátria nos diga que as duas palavras estão certas e significam praticamente a mesma coisa, há aqueles profissionais da área de comunicação que condenam a palavra logomarca e aquelas que defendem que seu uso é legítimo, afirmando, inclusive, que existem diferenças básicas entre logotipo e logomarca.
Logotipo
Em grego, “logos” quer dizer significado, conceito. Já “typos”, quer dizer símbolo ou figura. Assim, a palavra logotipo quer dizer “símbolo visível de um conceito”. Isso quer dizer que se temos um cliente que, por exemplo, nos dá um conceito a ser trabalhado, este é o logo, a esse conceito, fazemos um símbolo gráfico, que é o tipo.
Há quem diga que logotipo é a marca da empresa escrita de determinada forma, como observamos na marca do Google. Mas o que a maioria dos profissionais da área concorda é que o logotipo pode ser apenas uma representação gráfica, apenas o nome da empresa desenhado de uma forma que mostre o conceito, ou a parte gráfica com as letras, tudo junto.
Por que dizer que logomarca é um erro?
A profissão de designer é algo novo no mercado, logo não existe padrão em quase