Entre as figuras abaixo enumeradas, assinale aquela que não se enquadra no conceito legal de empresário: escolher uma resposta. a. o professor que ministra aulas particulares em domicílio. b. o vendedor ambulante
De acordo com Richard Bagos, Marketing é o “processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas, que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.”
EVOLUÇÃO DO MARKETING
Antes da revolução industrial a produção era basicamente artesanal e os pedidos eram quase todos por encomenda.
Após a revolução surgiu a necessidade de produzir em série, principalmente os produtos básicos. Inicialmente os produtos eram padronizados, onde o cliente continuava a não ter muita escolha, não se preocupando em atender aos anseios e desejos particulares do mercado, sendo que os padrões de vida estava estagnado em níveis muito baixos e o Marketing era considerado uma atividade isolada. Logo em seguida começou a segmentação do mercado, onde surgiram mais fábricas e a características diferentes para os produtos.
Apesar dos produtos não serem mais padronizados, os clientes ainda não eram o foco do mercado. Então tendo em vista que cliente satisfeito significa lucratividade para empresa, a preocupação com o cliente começa a aparecer e novos produtos e serviços são criados para atender suas necessidades e desejos. As empresas passam a criar departamentos de pesquisa, propaganda e desenvolvimento de novos produtos, serviços e de mercado, ocorre então uma maior produção e ampliação doa negócios.
Nos tempos atuais o mercado começa a distinguir consumidor de cliente, sendo que cliente é que compra e consumidor é aquele que consome e a atenção é voltada para o consumidor.
Quatro fases marcaram a evolução do marketing:
Marketing de massa
Entre os anos de 1950 a meados de 1960, as empresas produziam sem preocupar- se com a concorrência ou diversidade de seus produtos. Existiam poucas empresas, às vezes uma para cada tipo de produto ou serviço, e o cliente se