Liderança Organizacional
RESUMO
Há muito se tem cogitado sobre o que seria liderança e como a mesma impacta nos processos organizacionais. Somente a partir do século XX se tem uma abordagem científica, um estudo mais aprofundado sobre o tema. Por se tratar de um tema onde as opiniões e conceitos divergem, há controvérsias em sua definição, mas em um ponto os autores convergem exatamente em que liderança é um processo de influência. Nesse sentido, os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. Sendo assim viu-se a necessidade de uma abordagem mais ampla que pudesse mostrar como esta característica poderia ser aproveitada dentro do ambiente organizacional.
Muitas teorias foram formuladas, como as de traços de personalidade, que defendia que o indivíduo que possuísse determinados traços físicos, intelectuais ou sociais exerceriam liderança sobre os demais, mais não é bem isso que é percebido na sociedade atual. Já que a liderança não é algo inato, para contrapor a esta teoria, surgiu à teoria dos estilos de liderança, a saber: o democrático, autocrático e laissez- faire. Esta teoria foi muito utilizada (democrática) para programas de desenvolvimento gerencial, mas encontraram-se algumas falhas, o que culminaria na aparição de uma nova teoria, que defenderia a liderança como contingencial, ou seja, tudo é relativo, depende da situação.
Palavras-chave: Liderança. Poder. Influência.
1. INTRODUÇÃO
Liderança é um tema bastante abordado nos dias atuais, visto que as organizações necessitam de pessoas com competências de líder. O líder hoje se tornou um diferencial, pois é alguém que por muitas vezes não ocupando um cargo formal na empresa, tem poder e influência sobre os demais membros do grupo fazendo com que realizem tarefas, atividades e assumam atribuições que não estão no resumo de suas atividades, quando necessário.
É o líder que motiva a