liderança organizacional
Liderança é a arte de atrair pessoas, de influenciar, de comandar de forma positiva o comportamento e a mentalidade das pessoas.
Liderar requer a capacidade de extrair das pessoas o melhor de seu potencial de forma a contribuir positivamente para os objetivos pretendidos. Cabe então, ao líder, entender as necessidades de seus liderados e ter ações assertivas de forma que possa atende-las em consonância com os interesses institucionais.
A liderança vai além do gerenciamento, pois requer habilidades múltiplas,natas ou desenvolvidas, capazes de aliar o planejamento, direção e controle a motivação e satisfação das necessidades do indivíduo. Nesse sentido Chiavenato (1999,p.25) nos traz que liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Por isso o tema liderança nos remete a conceitos aparentemente diferentes para diferentes pessoas, que foram se aprimorando desde a época da Escola das Relações Humanas com Elton Mayo e que no cenário atual competências como visão, flexibilidade, determinação e integridade são associadas ao perfil do líder e responsáveis pelo sucesso da organização.
A LIDERANÇA E SUAS CARACTERISTICAS O grande volume de conhecimento impostos pelo mundo globalizado exige cada vez mais a adaptação do homem e a um constante desenvolvimento de competências.
Atualmente o foco está nos profissionais que busquem se desenvolver, que sejam capazes de pesquisar, atualizar seus conhecimentos e adaptar-se à nova realidade, não basta saber fazer, mas sim, melhorar um processo já existe.
Diversos estudiosos pesquisam e escrevem sobre liderança e já traçaram variáveis perfis e estilos de liderança. Existe um grande mito do “líder ideal” entre diversos pesquisadores e Peter Drucker, um dos maiores pensadores sobre gestão de pessoas e empresas, afirma que é possível não traçar um perfil ideal para