Liderança - motivacional
Muitas são as procuras por respostas imediatas e por resultados cada vez mais satisfatórios dentro do campo das Organizações Sociais Empresariais Contemporâneas. A busca por uma melhor eficácia está fazendo com que empreendedores, gerentes, supervisores e afins desenvolvam mecanismos para um melhor aproveitamento de seu recurso mais importante: o Humano. Através dessa ótica, esse estudo tem por objetivo analisar dentro da Teoria Geral da Administração, com ênfase na Escola das Relações Humanas e nos conceitos de Stephen Covey relacionados à eficácia, as várias formas de motivação e de como esse processo pode levar a resultados satisfatórios tanto para facilitadores quanto para colaboradores.
Palavras-chave: Organização. Motivação. Relações. Eficácia. Organizações Sociais e Empresariais Contemporâneas.
1. INTRODUÇÃO
A área de Recursos Humanos dentro das Organizações Empresariais sempre foi vista como um setor “menor”. É a porta de entrada para os que iniciam suas atividades e porta de saídas para os que se desligam por um motivo ou outro. Mas quando essa área promove o ingresso desse recurso, como fazê-lo para que esse tenha um ótimo desempenho dentro de suas funções e esse se mantenha eficaz na busca por resultados?
Produzir e fornecer, seja este um produto ou um serviço, são rotinas das Organizações Empresariais. Mas como melhorá-las? Como fazer que os resultados sejam atingidos de forma cada vez maiores e melhores? Como alcançar o patamar da eficácia? E quando alcançado, como fazê-lo para aprimorá-lo?
Perguntas como essas talvez não sejam novas, porém buscar as respostas corretas é quase que um exercício diário para os Administradores.
Dentro desse processo de mudança e estruturação dentro das Organizações, surgem pessoas responsáveis em coordenar essas buscas. Da mesma maneira, surge também a responsabilidade dessas pessoas em explicar a razão e/ou os motivos pelos quais os colaboradores devem focar-se dentro de suas rotinas diárias