Análise: Liderança Situacional e Liderança Motivacional
Ela se baseia, basicamente, em três principais pontos:
- A quantidade de orientação e direção que o líder oferece; Em momentos de dificuldade, um bom líder precisa estar próximo aos seus subordinados, para ajudá-los e assim garantir um melhor desempenho geral. - A quantidade de apoio sócio-emocional; O líder precisa se relacionar bem com os subordinados. Se ele fizer isso, a confiança e consequentemente o desempenho destes aumenta. Caso contrário, cria-se um clima de tensão que pode atrapalhar no resultado final esperado. - O nível de maturidade dos subordinados no desempenho de uma tarefa; Um bom líder pode mudar muita coisa. Porém, se sua equipe for completamente imatura, de nada adiantará o suporte dado por esse. Define-se maturidade como a capacidade e a disposição das pessoas de assumirem responsabilidades, principalmente sobre seu próprio comportamento.
Ressalta-se que o líder deve agir de acordo com o nível de conhecimento de sua equipe, e com a área de cada membro dela.
A Liderança Motivacional é um conjunto entre dominância cerebral e a vista anteriormente liderança situacional, de acordo com o autor Castro, no livro “Liderança Motivacional”. Assim como os líderes situacionais, os motivacionais devem estar atentos e trabalhar conforme o perfil psicológico e comportamental de cada membro da equipe, que podem ser divididos em 4 categorias, da seguinte maneira:
- Analítico: analisa os fatos; trabalha de maneira