Entendendo Jesus
Introdução
Neste tópico estudaremos a respeito de jesus cristo, buscando entende-lo a partir de aspectos fundamentais.
Jesus revela o pai
Deus Pai revelou-se (tirou o véu) ao seu povo, mediante a sua palavra manifesta expressamente no Senhor Jesus Cristo (Jo. 1:18) “Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Este versículo nos remete para a palavra grega “horao” traduzida como “visto” significando “ver com os olhos e também com a mente”. Para entender e conhecer completamente a Deus é necessário parafrasear o v. em pauta, a saber:” nenhum homem jamais compreendeu ou experimentou Deus em sua plenitude, a não ser o Seu filho unigênito Jesus Cristo o qual revelou-o para a humanidade”.
A palavra Deus persuade o ser humano a conhecer o Senhor. Sua grandeza é incomensurável, isto é, extrapola os limites do raciocínio do ser humano. Deus é transcendente a toda a matéria finita existente no universo.
O texto de Mt.11:25-27 “Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” nos demonstra cabalmente a auto-revelação do Pai em Jesus Cristo para a vida eterna. Jesus é o único que detém o conhecimento perfeito e absoluto de Deus pai. Consequentemente, Cristo é o único detentor de autoridade para revelar o Pai Celestial à humanidade.
Este texto nos remete a João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” que registra o conhecimento místico de Deus, o qual abrange a comunhão, a fé, a obediência e a adoração. Ademais, nos ensina a adquirir um viver em humildade na dependência de Deus. É importante salientar que, este conhecimento se