Liderança motivacional
Autor: EDOARDO PERROTTI
LIDERANÇA MOTIVACIONAL
RESUMO
O objetivo principal do artigo é descrever uma estratégia eficaz para exercer a liderança motivacional.
Na revisão bibliográfica são discutidos os conceitos de liderança, motivação e satisfação no trabalho, através da visão de diversos autores.
Para explicar como traçar esta liderança motivacional optou-se por exemplificar a aplicação em uma empresa multinacional de grande porte, do ramo eletro-eletrônico.
É feita uma breve descrição do cenário empresarial, focando no Departamento de Engenharia da unidade de negócios de energia.
Em seguida faz-se uma breve explanação sobre as condições do mercado.
Os mais diversos elementos motivadores e fatores de satisfação exógenos foram reunidos e analisados com relação à sua aplicabilidade na equipe em estudo.
Ao final são descritas as estratégias encontradas para exercer uma liderança motivacional eficaz.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo elaborar uma estratégia eficaz para exercer uma liderança motivacional dentro do Departamento de Engenharia de uma grande empresa.
2. REVISÃO DA LITERATURA
2.1. Liderança
O conceito de liderança definido por Robbins (2002) como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem desta influência pode ser formal, como a conferida a um alto cargo na organização, ou não. A liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização – é geralmente tão importante quanto a influência formal, ou até mais.
Souza (2000) coloca ser necessário aprender a liderar em situações nas quais não temos a autoridade formal do comando.
O teste de fogo do líder está em comandar pessoas fora da sua equipe. Quando tiver que liderar seus pares. Ou o seu chefe. Ou seja, quando tiver que liderar para os lados ou para cima.
O autor acrescenta ainda que os líderes da Era da Conectividade