liderança enfermagem
A Liderança é um tema muito discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser um líder, e conseguir formá-los, é um desafio a cada dia maior para o homem e também das organizações.
O estilo de liderança é positivo naquele que é eficaz nas tarefas mais ousadas e não deixa passar as oportunidades. O alicerce da liderança está na capacidade de se comunicar. Desta maneira a comunicação é a mola mestra para o exercício da influência, coordenação das atividades grupais e, por conseguinte ,para a efetivação do processo de liderança. Então vejamos, a Liderança é a capacidade que um ser humano tem de influenciar um grupo ou de uma equipe de trabalho, com a finalidade de atingir objetivos e metas específicas , e para isso é preciso fazer valer o processo da comunicação.
Por outro lado a comunicação visa, pois, provocar mudanças no comportamento dos indivíduos, através de atitudes positivas que estão relacionadas ao seu desempenho, e que termina com a satisfação do profissional. Podemos dizer que a comunicação está no núcleo da liderança, uma vez que a liderança está voltada ao relacionamento interpessoal, no qual os líderes encantam e influenciam pessoas para mudança através processo de comunicação.
Frederick W. Taylor embasava sua teoria da seguinte maneira se os trabalhadores pudessem ser instruídos sobre como fazer melhor uma tarefa, a produtividade aumentaria. (MARQUIS & HUSTON, 1999).
Desde os estudos de Fayol segundo os quais o homem era visto como um ser naturalmente sem responsabilidade como o trabalho necessitando ser controlado pela organização, mostram-se na prática o gerenciamento do pessoal de enfermagem, sendo uma função supervisora enfaticamente fiscalizadora e punitiva, em tempos mais antigos e que agora está passando por uma mudança, (KURCGANT. P. et. Al, 1996).
A ícone da Enfermagem Florence Nightingale, foi integrante de um movimento geral após a
Revolução Industrial pois surgiram muitos problemas sociais, e