Imigração
Com o Rio de Janeiro seguindo seu padrão,os italianos foram com o intuito de prestar serviços urbanos ,como o comércio ambulante,engraxate,alfaiates,barbeiros, marceneiros,e com o tempo ,formaram uma classe de profissionais e de comerciantes e indústrias.
Em 1898,havia cerca de 25 mil habitantes no brasil,no qual 23 mil eram italianos ,que começaram a abrir pequenas fabricas e a se dedicar ao comércio,se enriquecendo.
São Paulo começou a crescer ,foram espalhando cidades ao redor,e com a ajuda do café,aumentou seu crescimento demográfico.Muitos dessa população eram italianos que ajudaram a levantar prédios,construir trilhos dos bondes e também abrir ruas.
O brasil ainda exportava os mesmos produtos,e com ajuda dos operários e com seu dinheiro,abriram fábricas de produtos que cuja exportação seria muito cara se vinda da Inglaterra(velas, sabão,tecidos...)
Com o lucro do café,fazendeiros estavam aplicando seu dinheiro em fábricas,transformando São Paulo no maior centro fabril do país,As fábricas na maioria das vezes mão-de-obra escrava,acabou não suficiente,e os italianos foram trabalhar como operários,sempre em condições precárias e longas horas e pouco dinheiro.
A maioria de pessoas no Brasil eram imigrantes(de 42 principais líderes operários de São Paulo,8 eram brasileiros).Foram criando jornais,sindicatos,associações beneficentes.Muitos operários não participavam desses movimentos pois se intimidavam com o poder de seus chefes e da polícia.
Nem todo italiano que vinha para o Brasil eram pobres,e em 1894,os italianos então criaram empresas e depois fábricas que fizeram sucesso no Brasil.
Muitos italianos se destacaram, como por exemplo, Matarazzo, chegou no Brasil,começou a