imigração
REPÚBLICA NO BRASIL: ORDEM E PROGRESSO?
PROF: DRA. SANDRA MARA DANTAS
GABRIEL FERNANDO SILVA MENDES
O papel da imigração na construção da classe trabalhadora do Brasil e /ou na constituição da identidade nacional.
UBERABA
2014
O papel da imigração na construção da classe trabalhadora do Brasil e /ou na constituição da identidade nacional Gabriel Fernando Silva Mendes
Resumo
Uma nova identidade estava sendo criada no Brasil na transição dos séculos XIX e XX com a imigração dos povos europeus á convite no território brasileiro. Especificamente no sul e sudeste do país onde foram dominados por outras culturas vindas da Europa principalmente das penínsulas itálica e ibérica. O fundamento da imigração estava baseado na falta de credibilidade no povo brasileiro de cor negra e mulata descendentes de escravos que foi subestimado intelectualmente por seus governantes. Os reflexos desta imigração para os grandes empresários do país foi bastante diverso, pois a mão de obra qualificada trazida do exterior trouxe consigo o poder feito pelas mãos do povo em relação a nação.
Palavras chave: Construção, descaso e trabalho
Introdução
Com uma receptividade abundante para novos costumes e uma aceitação mais tolerável às diferenças européias, o Brasil foi alvo certo para a chegada de novos povos de culturas, experiências e trajetórias diferentes de seus habitantes. A imigração de estrangeiros acontece com o foco direto na superioridade do “povo de fora” para com os descendentes diretos de escravos. O imigrante que chega com hábitos alimentares e de vestuário peculiar ao do brasileiro faz com que seus costumes culturais se enraízem nas terras do Brasil, principalmente na região sul e sudeste onde é notório a herança de hábitos estrangeiros de alguns moradores dessas região.
O papel da imigração na construção da classe trabalhadora do Brasil e /ou na constituição da