Percepção do auxiliar e técnico de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro
CURSO DE ENFERMAGEM
Ana Tamires Aquino Amaral Silva
Bianca Cristina de Freitas Cunha
Débora Valéria Batista dos Santos
Percepção do Auxiliar e Técnico de Enfermagem sobre a liderança do Enfermeiro
Mogi das Cruzes, 2013
[pic] UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
CURSO DE ENFERMAGEM
ANA TAMIRES AQUINO AMARAL SILVA RGM: 252395
BIANCA CRISTINA DE FREITAS CUNHA RGM: 266885
DÉBORA VALÉRIA BATISTA DOS SANTOS RGM: 267246
Percepção do Auxiliar e Técnico de Enfermagem sobre a liderança do Enfermeiro
Mogi das Cruzes, 2013
RESUMO
Florence Nightgale foi a primeira líder no papel de enfermeira, a liderança exercida por Florence aconteceu de forma natural por ela já possuir em sua personalidade essa habilidade, entretanto, atualmente essa característica se tornou essencial para o enfermeiro na execução de suas atividades junto a sua equipe e no cumprimento dos seus deveres junto à instituição.
O enfermeiro exerce papel de líder e atua na supervisão dos auxiliares e/ou técnicos de enfermagem, esta posição o deixa em evidencia perante a equipe estando sujeito à análise constante do seu comportamento pessoal e profissional.
O cumprimento com eficácia das condutas elaboradas pelo enfermeiro depende do bom entendimento da equipe sobre seus conceitos e objetivos, isso justifica a realização desta pesquisa, paralelamente ao nosso interesse pessoal em distinguir melhor a visão dos auxiliares e técnicos de enfermagem sobre o papel do enfermeiro como líder. Esta pesquisa objetiva relatar a percepção do auxiliar e técnico de enfermagem sobre as condutas de liderança do enfermeiro, tratando-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa