Florence nightingale
“A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais” .
A Equipe de Enfermagem
Uma equipe de enfermagem é composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem, sendo que o enfermeiro é o responsável pela coordenação da equipe.
O enfermeiro é um profissional com formação universitária, responsável pelo planejamento da assistência que será prestada ao paciente. É o responsável pelo gerenciamento dos recursos que envolvem essa assistência.
O técnico de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 2º grau completo e o curso de técnico de enfermagem.
O auxiliar de enfermagem é um profissional com formação técnica que necessita ter o 1º grau completo e o curso de auxiliar de enfermagem.
Todos os profissionais da equipe de enfermagem, devem ter seu registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) do estado onde desenvolvem suas atividades profissionais. A lei do exercício que regulamenta suas ações é a Lei nº 7.498, de 25/6/1986.
Introdução
No decorrer de toda a evolução de enfermagem, a pratica profissional pode ser explicada conforme diversos aspectos. Por ser apreciada como ciência e arte,está sempre atrelada aos mais variados ramos do conhecimento,dentre eles,a ciência da administração coopera com uma parcela que consolida,principalmente,na administração do pessoal de de enfermagem. A função administrativa do enfermeiro esta prevista,com enfase,na Lei nº 7.498,de 25 de junho de 1986,que regulamenta o seu exercício profissional. Em seu Art. 1, define o que cabe privativamente ao enfermeiro e com relação à função de gerenciamento podemos citar, por exemplo:“planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem”. Contudo,com o desenvolvimento