Liderança Comportamental na Construção civil
Suas características são:
1. a ênfase nas pessoas;
2. preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3. estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).
A Teoria Comportamental tem como base o comportamento individual, estudando o campo da motivação humana.
A Teoria Comportamental percebe a organização como um sistema de decisões em que cada membro “participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas racionais de comportamento” (CHIAVENATO, 2002, p. 143). Ou seja, mostra que não é somente o administrador quem toma as decisões dentro da empresa, mas sim todos os membros que dela fazem parte, compondo assim um complexo sistema de decisões.
O tomador de decisões, encontra-se numa situação, na qual para alcançar os seus objetivos, estabelece preferências, formula estratégias para conseguir obter um resultado satisfatório ou não.
Construção Civil: Liderando Pessoas do Projeto à Execução Final
Um dos maiores desafios enfrentados para execução de uma obra na construção civil, consiste em conciliar fatores como as normas da empresa e a perfeita execução do projeto, com comportamentos humanos, tais como: motivação, trabalho em equipe, conflitos, e até limitações técnicas dos profissionais envolvidos no processo.
Um bom líder considera a conciliação de três vertentes, ou fatores críticos da gestão de uma obra, como sendo importantes para atingir seus objetivos. As diretrizes e normas da organização; A parte técnica do projeto; E os fatores humanos. Normalmente, a parte técnica é prevista no projeto e deve ser cumprida a qualquer custo. Aparar as arestas entre o previsto, alinhado ás normas da empresa, e às vontades pessoais, (por exemplo, do seu carpinteiro que trabalha na função há dez anos), exige grande capacidade e influência e determinação para conciliar o fator humano com a aplicação precisa e objetiva do projeto, sem perder o