A Dinâmica entre Liderança e Identificação
1º Período Engenharia Civil
Leandro Roque da Fonseca
Resenha Crítica: A Dinâmica entre Liderança e Identificação: Sobre a Influência Consentida nas Organizações Contemporâneas.
Belo Horizonte
2013
Leandro Roque da Fonseca
Resenha Crítica: A Dinâmica entre Liderança e Identificação: Sobre a Influência Consentida nas Organizações Contemporâneas.
Resenha crítica elaborada para a disciplina Métd no curso de Engenharia civil do Instituto Metodista Izabela Hendrix.
Orientador: Sidney P. Martins
Belo Horizonte
2013
Resenha Crítica: A Dinâmica entre Liderança e Identificação: Sobre a Influência Consentida nas Organizações Contemporâneas
O tema liderança é constantemente alvo de diversas pesquisas e estudos acadêmicos. Os autores Eduardo Davel e Hilka Vier Machado abordam de maneira sistemática e abrangente o tema em questão na obra. ”A Dinâmica entre Liderança e Identificação: Sobre a Influência Consentida nas Organizações Contemporâneas”. O Artigo demonstra a inter-relação entre Liderança e crença depositada em sua pessoa como tal. Além das várias evoluções sobre o tema com o passar das décadas nos ambientes corporativos, bem como a questão comportamental pertinente ao assunto.
Em biologia, quando se estuda a ordem social dos animais superiores e sociais (como leões, lobos, primatas, etc) o macho alfa, é o lider. O macho alfa tem força, habilidade para a caça, facilidade para tomar decisões, personalidade marcante e bravura. A comparação com o termo utilizado na biologia não é trivial, uma vez que o líder (macho alfa), é “selecionado por lei natural”, uma vez que possui as características e qualidades necessárias para liderar a espécie e os conduzir rumo a sobrevivência e proliferação da espécie.
É por essa linha de raciocínio que parte esta crítica, uma vez que os autores colocam que o líder foi “cunhado” com o passar das décadas,