Lideran A 2
Trabalho solicitado para avaliação da disciplina de Comportamento Organizacional para os acadêmicos do 1º semestre do curso de Administração da Faculdade Pitágoras.
Prof°: Raika Bueno
DIVINÓPOLIS – MG
2015
O que é liderança?
Atualmente, a relação existente entre as palavras liderança e administração tende a ser mal interpretada. Qual é a diferença entre elas? A administração trata-se do enfrentamento da complexidade. A administração proporciona ordem e eficácia através do planejamento e do controle de resultados em relação aos planos. A liderança, no entanto, envolve a mudança. Estabelecer metas por meio de uma visão estratégica é o papel do líder; depois, seu dever é direcioná-los informando-lhes tal visão e auxiliando para superar os obstáculos.
A liderança se dá pela influência de uma pessoa sobre um grupo para atingir metas. A origem dela dentro de uma organização pode ser formal, quando é atribuído o cargo a determinada pessoa ou informal, quando não é sancionada – é nítido quando um colaborador é um formador de opinião e tem desenvoltura em situações onde é necessário ter certo “jogo de cintura”. Essa atribuição que a empresa delega a alguém não assegura uma liderança eficaz. Em outras palavras, a liderança informal é importante tanto quanto a formal, ou até mais, ela pode surgir em qualquer lugar e a qualquer momento.
As organizações necessitam de forte liderança e boa administração para que obtenham eficácia. Com o dinamismo atual, é preciso que os líderes tenham visão de futuro, inteligência emocional, se relacionem bem, pensem rápido, que sejam motivadores e que inspirem os membros da organização a ansiarem realizarem estas visões.
A liderança anda lado a lado com a confiança
Para que a liderança seja efetiva e eficaz é necessário que o líder se relacione com os colaboradores e vice-versa e que eles confiem mutuamente um no outro. Quando há falta de confiança, o reflexo recairá diretamente no desempenho da equipe. Os fatores