Licenciamento
A industria de licenciamento está alicerçada em três pilares fundamentais: o licenciador ou licenciante; o licenciado e o varejista.
Por isso, a o licenciado e o licenciador estão cada vez mais apostando em canais de distribuição alternativos para seus produtos, tentando, desta forma, driblar a rejeição dos grandes varejistas a artigos relacionados ao futebol.
No entanto, a pirataria se apresenta como grande obstáculo para este segmento, principalmente em paises como o Brasil, onde essa prática é comum e conta com a passividade da justiça. A estimativa é que o mercado de produto pirata seja o sobro do de produtos oficiais ou licenciados.
Etapas do licenciamento
- Prospecção de novas categorias;
- Apresentação da empresa, qualidade do produto, embalagem, capacidade de produção da empresa, canais de distribuição, custo unitário do produto;
- Negociação da proposta:
- Elaboração do contrato;
- Controle dos pagamentos através de boletos bancários.
Canais de distribuição alternativos
As lojas exclusivas apresentam-se como forma de driblar a rejeição apresentada pelos grandes canais de distribuição aos artigos relacionados ao futebol.
Além disso, é nas lojas oficiais que os torcedores conseguem encontrar toda a linha de produtos licenciados do clube, desde uma simples caneta a um computador personalizado.
Lojas móveis- Para aproximar cada vez mais seus produtos dos torcedores e também para limitar a ação da pirataria, projetos de lojas móveis em estádios também tem obtido sucesso.
Franquias
Os projetos de franquias de escolas de futebol têm como objetivo principal