Licenciado
A Teoria dos Sistemas na Administração tem origem com a Teoria Geral dos Sistemas iniciada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, nos meados de 1950. Ele se trabalhou junto com um economista Kenneth Bouilding.
Até então havia uma especialização e ocorreu a necessidade de estudo interdisciplinares.
Ex. sistema automóvel,: composto de rodas, chassi, motor, pneus., se interralcionam e tem como objetivo o transporte.
Ex sistema homem: é um sistema formado por vários subssistemas, respiratório, sangüíneo, se um falhar pode atingir todo o corpo
Esta tese crítica à visão de que a natureza esteja dividida em áreas, afirma que a compreensão da realidade exige a integração das diversas áreas do conhecimento e da ciência. A teoria de sistemas constitui a maneira mais abrangente de estudar as ciências sociais, ela afirma que se devem estudar os sistemas globalmente, envolvendo interdependências de suas partes.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica.
Penetrou na Teoria Administrativa devido à necessidade de uma síntese e de uma integração maior das teorias que a precederam e a influência da Cibernética e da tecnologia da informação, possibilitando a operacionalização das idéias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada à Administração.
A idéia básica da TGS é que as organizações devem ser administradas numa perspectiva sistêmica, onde se deve ver o todo composto de partes que se inter-relacionam e interdependem.
1) O que é um sistema? Existem variadas definições para sistema, mas no fim todas expressam o mesmo sentido. “O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função” (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2) Características dos sistemas:
-Objetivos: Todo sistema possui um ou alguns objetivos;