licenciado
Faculdade Associada Brasil
Pedagogia
Turma B
Sala 7
Trabalho mensal: “Movimento, jogos e afetividade em Henri Wallon”
Componentes: Joaldo Sousa Rocha Catarina de Lourdes Acerbi André Luis Cabral Panacchi
“Movimentos, jogos e afetividades em Henri Wallon”
Para a Educação Psicomotora é essencial a utilização de jogos que envolvam o movimento, pois se trata de um princípio de aprendizado onde envolve o corporal, um plano gráfico em si, no outro e no ambiente.
Para que isto ocorra devemos ter um planejamento para que ocorra uma organicidade no ambiente, pois o mesmo deve ser limpo arejado, com espaço suficiente, com materiais adequados e que possuam brinquedos apropriados para o tipo da atividade proposta.
Para que o movimento faça parte da psicomotricidade desejada e proposta, é necessário analisá-lo de forma consciente, intencional e que seja expressivo da individualidade, personalidade e história a ele inserido.
Este movimento deve gerar consciência do seu corpo, lateralidade, situar-se no espaço e tempo, bem como criar habilidade e coordenação para que se cumpra seu objetivo.
O movimento deve causar uma imagem corporal, trazer personalidade, disposição, criatividade e otimismo.
Na Educação Psicomotora a afetividade é produzida e promovida pela interação em si, no outro e no ambiente inserido.
O movimento também faz parte da arte, como danças coletivas, ou mesmo individuais, em formas de brincadeiras, utilizando a cultura local, o folclore, o regionalismo e também com temas atuais.
O movimento pode ser explorado em várias linguagens, como a teatral, a gestual, utilizando sonoridades, palavras, narrativas, objetos e outras interpretações.
Outras formas de explorações são através de imitações, interpretações de fotografias, jogos virtuais, programas de televisão, danças a partir da realidade do aluno entre outros recursos como a