Libras
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CLÁUDIA-MT
ESCOLA MUNICIPAL DANIEL TITTON
Rua Dom Aquino Correa s/nº - CEP 78540-000 Centro – Cláudia-MT
Fone/Fax (66) 3546 1805
PROJETO LIBRAS- PROJETO MÃOS QUE FALAM
Público Alvo: Corpo docente das Escolas Municipal Daniel Titton
Duração: 05 meses
Horário: As quartas-feira de 17 h às 20 hs.
JUSTIFICATIVA
Atualmente, um dos desafios da educação é contar com professores competentes, éticos, críticos e reflexivos quanto ao seu papel social e pedagógico em relação aos alunos com necessidades especiais matriculados no ensino regular.
A escolha deste projeto se deu devido à necessidade de contribuir para a qualificação do corpo docente e discente das escolas municipais e Estaduais para atender de forma eficaz todos os alunos surdos que se encontram matriculados nas escolas públicas.
A possibilidade de dar oportunidade ao corpo docente da região de aprender outra
Língua de forma prazerosa, como, também, conhecer a legalidade da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS se tornou uma responsabilidade social .
A LIBRAS, embora reconhecida oficialmente em território nacional, pela Lei Federal n.
10.436/2002, ainda é desconhecida pela imensa maioria da população e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou ‘mímica', utilizada pelos surdos na ausência da oralidade.
Para diminuir as barreiras comunicativas existentes entre o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, desenvolvemos este projeto para que possa favorecer e elucidar o conhecimento da
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para os professores da Irede pública e particular , e pessoas das mais diferentes formações e simpatizantes, mas que tivessem algo em comum: o desejo de aprender a língua usada pelas pessoas com surdez.
OBJETIVOS GERAIS
• Contribuir para a qualificação do corpo docente do município de Cláudia em relação à prática do uso da Língua