Economista
1º Semestre
Nome: Pedro Sáfady Lisboa Barbara Pereira
Apartheid
A africa do sul foi colonizada em 1652 por holandeses, porém em 1910 ela passou ser de posse britânica. Por 3 séculos a Africa do Sul foi marcada pela discriminação racial, imposta pela minoria branca.
Como protesto a essa situação, representantes da maioria negra fundaram, em 1912, a organização Congresso Nacional Africano (CNA) à qual Nelson Mandela, nascido em 1918, se uniu décadas depois. No CNA, Mandela se destacou como líder da luta de resistência ao apartheid.
O apartheid oficializou-se em 1948,o apartheid foi colocado em prática, instituindo uma série de políticas de segregação. Os negros eram impedidos de participar da vida política do país, não tinham acesso à propriedade da terra, eram obrigados a viver em zonas residenciais determinadas. O casamento inter-racial era proibido e uma espécie de passaporte controlava a circulação dos negros pelo país.
Em 1963 Mandela foi condenado a prisão perpétua, porém, com o passar dos anos, o mundo passou a se importar mais com a inadmissível situação da África do Sul, que começou a receber sanções econômicas como forma de pressão para acabar com o apartheid. Em 1990, com o regime já enfraquecido, Mandela foi solto, depois de 27 anos no cárcere. O governo, liderado por Frederik De Klerk, revogou as leis do apartheid.
Em 1994, nas primeiras eleições em que os negros puderam votar, Mandela foi eleito presidente do país
Economia
Quando Nelson Mandela tomou posse, como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, nasciam as esperanças de uma nação. O regime segregacionista do apartheid saiu de cena, dando lugar a um momento de grande otimismo no país.
Uma das razões desse otimismo era a esperança de uma economia ascendente, afinal, o fim do apartheid significava o fim das duras sanções impostas ao país. A África do Sul já tinha, àquela altura, uma das