Libras - sociedade inclusiva
Com a evolução da sociedade humana, surgiu um movimento novo, o de inclusão com uma visão social, em um ambiente democrático onde deve-se preservar o respeito aos direitos e deveres. A pessoa que possui algum tipo de limitação não tem seus direitos diminuídos, já que como cidadãos fazem parte da sociedade como qualquer pessoa. Nesse momento a sociedade deverá se preparar para lidar com a diversidade humana.
Toda pessoa tem o direito e a obrigação de ser respeitada, independente do sexo, da idade, de sua etinia, de sua opção sexual ou deficiência. Em uma sociedade democrática, que busca estimular que cada um participe e conviva com as diferentes experiências humanas e que reconheça que cada cidadão tem um potencial diferente do outro é considerada uma sociedade inclusiva. A sociedade inclusiva tem como principal objetivo, o oferecimento de ofertas iguais, para que cada pessoa desenvolva sua autonomia e sua autodeterminação. Por isso a sociedade inclusiva é democrática, reconhecendo que todos os seres humanos são livres, iguais e com o direito e dever de exercer sua cidadania. Atinge todas as pessoas, todas as camadas sociais e mantendo o respeito a dignidade, mas para que se torne uma sociedade inclusiva é necessário que haja uma cooperação coletiva de pessoas que buscam o dialogo em prol do respeito, da igualdade e da liberdade.
Nossa sociedade ainda não é inclusiva, ainda existe discriminação a determinados grupos de pessoas, e que acabam recebendo denominações pejorativas como:
- Inválido, excepcional, mongol, manco, aleijado, torto, zarolho, vesgo, demente e etc…
Tais palavras expressam preconceito e as usando estamos expressando que essas pessoas é que devem mudar para que possam ser aceitas pela sociedade. Alguns ainda dizem que a culpa é da pessoa com alguma necessidade especial, do surdo e não da emissora de televisão por não ter legenda, do cego por naõ ter conhecimento das leis e não do governo por não