Liberalismo e democracia
Professora: Mônica Hass
Aluna: Priscila Propodolski
CHAPECÓ, 2013
Cap. 1 – A liberdade dos Antigos
Regime liberal democrático, democracia liberal. Liberalismo e democracia independentes.
Democracia Liberal: um novo formato de governo. Governo/estado este, que defende a liberdade (democracia, liberdade dos antigos – Rousseau). A liberdade dos antigos era conceituada na ideia de distribuição de poder político entre todos os cidadões.
Cap. 2 – Os direitos do Homem
Jusnaturalismo: Doutrina que pregava a existência de leis não postas pela vontade humana, que vem dos direitos e deveres, que nasceram conosco.
O estado buscava a liberdade e protegia muito tudo que cercava está ideia (estado liberal). O contrato social está relacionado aos direitos humanos. Tudo gira em torno dos interesses do governo.
Cap. 3 – Os limites do poder do estado
O estado tem poderes, poder legislativo, poder judiciário, poder executivo. Neste momento um contrapõe o outro, intercalando sobre o mínimo e o máximo. O governo está mais preocupado com suas leis do que com o homem.
Cap. 4 – Liberdade Contra o Poder
Liberdade Negativa: Sua liberdade acaba onde iniciam os meus direitos.
Neste momento o estado está focado em se defender dos inimigos externos.
Cap. 5 – O Antagonismo é Fecundo
O estado liberal apoia seus indivíduos á ser diferentes, explorarem novos horizontes, ter sua própria opinião, que eles alcancem seus objetivos individuais. Isso traz benefícios á liberdade da humanidade.
Cap. 6 – Democracia dos Antigos e dos Modernos
A democracia vem sofrendo alterações desde que surgiu e foi adotada pelos governos. Existem deste modo, várias formas de aplica-la. A liberdade na democracia é aplicada com a existência do voto, o individuo é livre para escolher e decidir em quem votar. Mas é só até ai. A democracia representativa é uma exclusão do individuo normal, nada chega até a