pequeno principe
Zaqueu, cujo nome significa puro, era um administrador das finanças públicas, judeu que cobrava imposto para o governo romano. Sua função o fazia um ser desprezado, pois ele trabalhava para uma economia estrangeira e por ser comumente desonesto.
Ele residia em Jericó, cidade situada 9 km a oeste do rio Jordão e 11 km ao norte do mar Morto. Fica a 240m abaixo do nível do mar. Era provavelmente a cidade mais antiga do mundo.
O sicômoro citado no texto era um tipo de figueira de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior. Zaqueu precisou subir nela para poder ver Jesus, devido a sua pequena estatura e por causa da multidão que cercava Jesus.
Todo ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus, mas por causa dos nossos erros e pecados não conseguimos alcançar a paz que tanto ansiamos. A corrupção, a ganância, o materialismo nos faz agir de forma a causar danos a outras pessoas. Por este motivo fica difícil buscar a Deus.
Zaqueu apesar de todos os seus erros procurou ver Jesus. Sendo de pequena estatura não conseguia ultrapassar a grande multidão que o cercava. Não devemos esperar tornarmos perfeitos para buscar a Deus. É preciso nos esforçamos e nos empenharmos para alcançar o coração do Pai.
Zaqueu correu adiante e subiu na árvore para ver Jesus. Ele superou as suas dificuldades para poder ver Jesus. Supere seus traumas, seus pecados, seus problemas e venha para Jesus. Ele olha para a sinceridade do nosso coração.
Todos os que estavam próximo da árvore que Zaqueu havia subido esperavam que Jesus viesse recriminá-lo por causa de suas trapaças. Contudo, Jesus se convida para jantar em sua casa. É verdade que não merecemos nem o perdão e nem a presença de Deus. Mas quando nos aproximamos diante dele de maneira sincera ele nos acolhe. A Bíblia cita um convite pessoal de Jesus para todos nós, semelhante ao que ele fez a Zaqueu.
A multidão recriminava Jesus por ter entrado na casa de um pecador. Mas, Jesus veio foi