Fontes renovaveis
CURSO DE ENGENHARIA DE COMUNICAÇÕES
TRABALHO DE TRANSFORMADORES
Trabalho realizado para cumprimento de nota da prova final do 3º período da disciplina Circuito Elétrico II, coordenada e orientada pelo prof. M. Sc. Raimundo Jr.
ALUNOS:
Alexsandro Felipe
Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues
MANAUS – AM
2007
Sumário
Objetivo 3
Introdução 4
Transformadores 5
Indutância Mútua 5
Ligação em Série de Indutores Mutuamente Acoplados 10
O Transformador de Núcleo de Ferro 15
Tipos de Transformadores 21
Bibliografia 25
Objetivo
Explicar o crescente e necessário serviço da energia gerada a partir de recursos disponíveis na natureza, assim como introduzir também uma parte do que está sendo feito a nível local, nacional e mundial a respeito dessa nova forma de geração de energia, a partir dos recursos que podem ser renovados e de forma limpa.
Introdução
A energia pode ser considerada hoje algo essencial para nós. Imaginemos um hospital sem energia; As telecomunicações sem funcionar; Uma cidade sem abastecimento elétrico, nos nossos dias, seria um vedadeiro caos. Mesmo a energia mecanica, como a dos carros, por exemplo, que transportam pessoas, alimentos, materiais hospitalares, os aviões e caminhões que abastecem as longínquas cidades tanto urbanas, quanto rurais, etc. Praticamente tudo depende de algum tipo de energia para funcionar.
Porém nossos recursos são esgotáveis e poluentes. Daí a necessidade de fontes de energia , o transformador com núcleo de ferro e os tipos de transformadores. A existência do fenômeno da indutância mútua é essencial para o funcionamento do transformador, um dispositivo usado em todos os campos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações e etc. O transformador