Leveduras
São fungos unicelulares que crescem e se reproduzem rapidamente, também conhecidos como fermentos. Apresentam formas variadas (esférica a ovóide e elipsóide). Podem apresentar cápsulas como as bactérias. Possuem parede celular muito rígida. Normalmente não possuem cor e formam na superfície do alimento colônias brancas com aspecto mucoso.
A maioria não vive no solo e se adaptou a ambientes com alto teor de açúcar (néctar de flores e superfície de frutas)
TIPOS DE REPRODUÇÃO
Normalmente, as leveduras se multiplicam de forma assexuada.
Reprodução Assexuada: Por brotação ou gema, originada a partir da célula mãe.
Leveduras em gemulação
Atenção!!!!!!
Pseudomicélio Formam-se quando os brotos permanecem ligados à célula mãe formando cadeias, as pseudo-hifas, cujo conjunto é o pseudomicélio.
Célula de Saccharomyces cerevisiae
Células dispostas em cachos
Ascos e Ascósporos
Pseudomicélio
Reprodução Sexuada: Só as leveduras verdadeiras
(Ascomicetos) realizam. Produzem ascosporos que podem possuir cor. A reprodução sexuada resulta da meiose que ocorre em condições adversas (falta de nutrientes ou nutrientes difíceis de serem utilizados). Tem por objetivo fornecer descendentes diferentes que possam resistir melhor às condições adversas. Este processo envolve a seguinte seqüência de eventos, conforme mostrado nas figuras abaixo:
BIOFILME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Os biofilmes microbianos são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si e embebidas por uma matriz de substâncias extracelulares poliméricas.
Estas substâncias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio. Estas substâncias de produção microbiana são também denominadas de slime.
Formação do biofilme.
Formação do Biofilme
A primeira fase da formação do biofilme é a adesão primária a uma superfície. Esta adesão irá depender tanto